Plantação de árvores e arbustos (C4)

Aumento da densidade de cobertura arbórea ao longo da infraestrutura verde urbana de Lisboa


Esta ação engloba duas sub-ações:

  • Plantação de árvores de arruamento (4.000 plantas)

Para selecionar as áreas prioritárias para a plantação de árvores de arruamento são utilizadas informações obtidas através de modelos climáticos, sendo primariamente consideradas zonas com baixa densidade de espaços verdes: Arroios, Bairro das Colónias; Benfica, Telheiras e Campolide.

  • Plantação em larga escala de zonas verdes (240.000 plantas)

Para o estabelecimento de áreas prioritárias para a plantação de árvores/arbustos, utiliza-se informação de modelos climáticos atualmente em execução para analisar a ilha de calor urbana de Lisboa, bem como da Estratégia de Adaptação Climática da EMAAC e Plano de Ação Local para a Biodiversidade.

Estas plantações podem ser apoiadas por ações de voluntariado, através do programa "plante a sua árvore em Lisboa" e envolvimento de associações sociais locais. Um programa para envolvimento das comunidades locais nas plantações e seu acompanhamento está em desenvolvimento.

O custo desta ação tem o maior peso em todo o projeto, representando 36% do orçamento total.
 



Prazo: começou no outono de 2019 e tem final previsto para final de 2023, permitindo ajustar as plantações ao clima, uma vez que o sucesso da plantação também depende da precipitação.