Transferência e replicação de resultados
Resultados de transferência e replicação através do envolvimento de parte interessadas
Sub-ações consideradas:
- Replicação dos resultados em Málaga
Esta sub-ação implica reuniões ao longo do projeto entre a equipa da CML e do Ayuntamiento de Málaga (AM) com o fim de apoiar o desenvolvimento de um plano de intervenção adicional na infraestrutura verde da cidade espanhola, focando-se em pelo menos duas das áreas de intervenção do LIFE LUNGS: prados de sequeiro biodiversos, gestão da água e regulação do ciclo hidrológico, manutenção não mecânica de áreas verdes urbanas e envolvimento das comunidades locais.
- Workshops regionais (Mediterrâneo)
Dois workshops teórico-práticos organizados pela Câmara Municipal de Lisboa, incluindo visitas de campo às áreas do projeto.
Um dos possíveis temas dos workshops: Importância da infraestrutura verde urbana na adaptação às alterações climáticas, com foco especial na gestão de prados de sequeiro biodiversos nas cidades.
Público-alvo: outros municípios (nacionais e europeus) da região do Mediterrâneo; entidades privadas responsáveis pela gestão de áreas verdes.
- Reunião da Plataforma LIFE
Proposta da Câmara Municipal de Lisboa para organizar uma reunião da Plataforma LIFE com o tema “Infraestrutura Verde Urbana”, como adaptação às alterações climáticas nas grandes cidades. Esta sub-ação reforça novamente a replicação e transferência dos resultados do projeto, uma vez que permite reunir especialistas e outros funcionários do município.
Resultados:
A execução técnica dos resultados do projeto relativo à replicação em Málaga foi implementada. Até agosto de 2025, Málaga instalou 2100 m2 de prados de sequeiro biodiversos, trabalhou em ações de sensibilização e intervenção numa escola e comunidade, plantou 2.270 árvores em 3 locais e desenvolveu um diagnóstico de infraestruturas verdes em Málaga, com propostas de intervenção futura.
A CML organizou dois workshops técnicos (2022 e 2023) e participou numa reunião da "plataforma nacional LIFE" em 2024, organizada pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente), que é a coordenadora nacional do programa LIFE.
