Mais uma plantação, desta vez no Parque Urbano da Ameixoeira!
Para esta acão de plantação de cerca de 600 árvores foram selecionadas três espécies:
- Crataegus monogyna - da família das Rosáceas, os pilriteiros são arbustos de folhagem caduca, flores brancas e, no verão, revestem-se de uma profusão de frutos pequenos muito importantes para a alimentação de diversas espécies de aves. Têm uma grande longevidade podendo chegar aos 500 anos de idade.
- Arbutus unedo - O medronheiro é muito resistente, mas também muito atrativo. Os frutos - medronhos – são redondos e vermelhos e utilizados na produção de aguardente. Formam-se no final do outono, amadurecendo até ao outono do ano seguinte. Estes arbustos surgem espontaneamente em bosques de carvalhos, sobreiros e pinheiros.
- Prunus dulcis - As amendoeiras são das primeiras árvores a florescer, cobrindo-se de flores com cinco pétalas, de tonalidades branca ou rosada, entre janeiro e março. É uma espécie de folha caduca que traz colorido e grande beleza aos parques e jardins da cidade.
- Olea europaea var. sylvestris - A oliveira silvestre é uma espécie autóctone em Portugal que cresceu na natureza, sem qualquer controlo humano por todo o Mediterrâneo, e que deu origem à oliveira comum. Apresenta uma grande rusticidade e baixa necessidade de manutenção sendo, por isso, cada vez mais utilizada em projetos paisagísticos.