O projeto LIFE LUNGS visa fazer face às alterações climáticas
Lisboa, capital de Portugal, enfrenta ameaças crescentes ligadas às alterações climáticas, devido à sua localização geográfica e clima.
A precipitação média anual está a diminuir, embora seja cada vez mais frequente a ocorrência de eventos de precipitação intensa. Isso significa períodos de seca mais longos e mais episódios de inundações sazonais, reduzindo a captação e a conservação de água no solo. Enquanto isso, as temperaturas médias anuais estão a aumentar. As alterações climáticas terão, portanto, um impacto negativo na qualidade de vida e saúde dos cidadãos de Lisboa.
A 16 de setembro de 2019, o projeto LIFE LUNGS, financiado com o apoio da União Europeia, teve o seu início e continuará a sua implementação até final de agosto de 2020. O principal objetivo do LIFE LUNGS é o de contribuir para a implementação da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), utilizando a infraestrutura verde urbana como uma ferramenta para a adaptação às alterações climáticas.
As primeiras reuniões de trabalho da equipa tiveram lugar no último trimestre de 2019, começando-se a delinear os trabalhos preparatórios, bem como o começo de algumas das ações que iniciam em 2020, nomeadamente a plantação de árvores e arbustos e o projeto para o protótipo de zero desperdício de água da chuva no LNEC.
Hoje, dia 5 de junho de 2020, inauguramos oficialmente a página web e outras plataformas socias, onde todos podem ir acompanhando o desenvolvimento deste projeto.