Há ovelhas a pastar em Lisboa
Um rebanho com 23 ovelhas vai contribuir para a adaptação da capital às alterações climáticas. Fazem parte do projeto Life Lungs, que tem como objetivo associar o pastoreio à conservação do solo, manutenção da vegetação e fixação de carbono
As primeiras 23 ovelhas do projeto Life Lungs, coordenado pela Câmara de Lisboa e cofinanciado por Bruxelas, já sairam da Quinta Pedagógica dos Olivais e já pastaram à solta pelo Parque da Bela Vista, na capital. Esta será a primeira de 14 saídas do rebanho, previstas até maio de 2021.
A iniciativa experimental tem por objetivo “associar o pastoreio de animais à manutenção dos prados biodiversos da infraestrutura verde da cidade, e assim as ovelhas alimentam-se, fertilizam o solo e contribuem para a paisagem”, explica o vereador do Ambiente, Clima e Estruturas Verdes, José Sá Fernandes.
O projeto Life Lungs foi o primeiro projeto Life ganho pela Câmara Municipal de Lisboa e procura dar continuidade à manutenção e crescimento das estruturas verdes da cidade (parques, jardins, hortas e prados) como formas de atenuar as ondas de calor e a escassez hídrica que se projetam para um futuro próximo, tornando a cidade mais resiliente ao aumento das temperaturas e reforçando a capacidade de sumidouros de carbono.