Lisboa mais verde: cerca de 20 mil árvores foram plantadas em quatro locais da cidade
No dia 12 de janeiro, mais de 20 mil árvores foram plantadas em Lisboa. É o primeiro passo para tornar a nossa capital ainda mais verde e atingir a meta do projeto LIFE LUNGS de plantar 240 mil árvores durante os próximos 4 anos.
Esta plantação articulou a primeira grande ação da Lisboa Capital Verde e o projeto LIFE LUNGS, financiado com o apoio da União Europeia. A iniciativa contou com cerca de 4150 voluntários inscritos e distribuídos por 4 localizações: Vale da Ameixoeira (Santa Clara), vale da Montanha (Areeiro/Marvila), Corredor Verde de Monsanto e Rio Seco (Alto da Ajuda).
Amendoeiras, azinheiras, sobreiros, oliveiras e alfazemas foram algumas das plantas escolhidas para ajudar no combate aos efeitos mais negativos das alterações climáticas, como a onda de calor. “Sempre que se fazem zonas de plantação como estas, a temperatura nas imediações pode baixar entre três a cinco graus centígrados. Já temos essa experiência na Avenida da República onde, depois da plantação de árvores, a temperatura baixou significativamente, melhorando a qualidade de vida”, sublinhou Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.